06
set

O candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB) garantiu, no início da tarde desta sexta-feira (6), que, caso eleito, criará a primeira Escola Municipal de Educação Física de Salvador. O anúncio foi feito durante um encontro realizado com atletas, profissionais e amadores, praticantes e admiradores de esportes no Comitê Central da Campanha, na Avenida ACM. Mais de 30 dirigentes de federações e entidades esportivas também estiveram no ato.

“Nós vamos implantar a primeira Escola Municipal de Educação Física de Salvador”, assegurou Geraldo, diante de cerca de mil esportistas presentes, que reforçaram o potencial transformador do esporte, principalmente na vida de crianças e adolescentes.

A participação do executivo municipal na implantação de políticas públicas que estimulem e promovam o acesso e a prática regular de esportes foi abordada pelo candidato a prefeito do MDB, que já atuou como secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer de Salvador.

Geraldo reforçou ainda os benefícios da prática de esportes em todas as fases da vida, mas principalmente no período de formação do cidadão. “Inserir o esporte na vida das nossas crianças e adolescentes é uma iniciativa que vai muito além do incentivo à saúde. Disciplina, atenção, valores como respeito e tolerância, trabalho em equipe, tudo isso você aprende quando inicia uma prática esportiva. E é justamente esse potencial transformador que nós queremos que chegue na vida dos nossos jovens. O esporte como forma de inclusão e participação na vida das pessoas. Sabe quem garantiu isso pra gente? E aí eu vou pedir uma salva de palmas pra ele, o nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva”, disse.

Candidata a vice-prefeita da coligação “Salvador Pra Toda Gente”, Fabya Reis (PT), também destacou o papel social da prática esportiva, ajudando a manter os jovens longe da violência.

“Implantar uma escola municipal especializada em educação física vai permitir oferecer diversas modalidades esportivas em um só lugar, estimulando o interesse da criança desde cedo, além de facilitar a identificação de talentos ainda na primeira infância”, explicou, apontando que, dentre as modalidades que serão oferecidas na escola especializada, estão vôlei, basquete, futebol, natação e atletismo.

Também participaram do encontro o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto.

Incentivo ao esporte

O Programa de Governo da coligação “Salvador pra Toda Gente” reúne propostas voltadas para a valorização e incentivo às práticas esportivas, entre elas, a criação da Vila Olímpica de Pituaçu. A iniciativa visa a colocar Salvador na disputa pela captação de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, atraindo visitantes e visibilidade para a cidade.

Também estão previstas a criação de 15 centros esportivos, com funcionamento em parceria com universidades, empresas, privadas e associações; de duas piscinas olímpicas, com apoio dos governos Estadual e Federal; e de três ginásios esportivos, nos mesmos moldes do instalado pelo Governo do Estado, em Cajazeiras.

A retomada das Olimpíadas da Primavera de Salvador, como parte das ações do Programa de Esporte nas Escolas, também está anunciada no documento registrado no Tribunal Regional Eleitoral que apresenta todas as propostas do único candidato a prefeito de Salvador apoiado por Lula.