25
set

Oferecer um espaço seguro e sigiloso para mulheres vítimas de violência sob ameaça. Essa proposta da coligação “Salvador pra Toda Gente” foi apresentada pelo candidato a prefeito de Salvador pelo MDB, Geraldo Júnior, em passagem pelo bairro do Lobato na tarde desta quarta-feira (25), durante a “Caminhada do 15”. Com a presença da candidata a vice, Fabya Reis (PT), de apoiadores e de candidatos a vereadores da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o evento contou com mais de 2 mil pessoas.

“O programa Mulheres Livres da Violência vai se unir às outras ações que serão implantadas pela nossa gestão, com o objetivo de dar o suporte e garantir os direitos à vida, à dignidade, à independência, à educação e à saúde das mulheres. Através dele, nós vamos oferecer abrigo seguro e sigiloso para mulheres sob ameaça de feminicídio, bem como todo o atendimento e aparato necessários para as vítimas, até que consigam restabelecer suas rotinas”, explicou o emedebista.

Ainda segundo ele, o aumento das vagas nas creches municipais também é uma iniciativa que vai refletir na vida das mulheres de Salvador, permitindo, principalmente às mães solo, voltarem ao mercado de trabalho. Outra proposta destacada pelo candidato do presidente Lula (PT) à Prefeitura de Salvador é a criação de uma plataforma de comércio eletrônico (e-commerce) para as mulheres empreendedoras de Salvador, com foco nas produções artesanais, facilitando o acesso de consumidores aos itens produzidos pelo público feminino da capital baiana.

Sobre melhorias da infraestrutura no Lobato e região, Geraldo falou sobre os planos de oferecer acesso à rede de atendimento à saúde mental, com a instalação de dois CAPs, sendo um de Atendimento Psicossocial da Infância e da Adolescência (CAPs-IA) e um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPs-AD), além de duas Unidades de Acolhimento (infantil e adulto) com funcionamento 24 horas, para atender pacientes que tenham perdido contato e referências familiares.

Também para a região do Subúrbio, Geraldo garantiu que, caso eleito, vai implantar uma Escola por Tempo Integral, uma creche, um Centro POP — voltado para atendimento às pessoas em situação de rua —, quatro CRAs, além da instalação dos Parques da Paz, espaços de convivência a céu aberto voltado para estímulo ao esporte e lazer, adulto e infantil, que também abrigará um centro cultural com auditório para 200 pessoas, salas multiuso, biblioteca e áreas de convívio.

Complementando os serviços oferecidos nas unidades de saúde mental do Lobato, também será construído, no Subúrbio, um CAPs III, voltado para a oferta de atendimento psicossocial 24 horas. Ainda na área da saúde, o emedebista se comprometeu a melhorar e aumentar a oferta dos serviços ofertados nas Unidades de Saúde da Família (USF) nas proximidades, garantindo o acesso ao atendimento preventivo, papel do Poder Municipal.