O candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), destacou, na manhã deste sábado (28), a importância de uma gestão que pense na juventude como um polo de desenvolvimento para a cidade. Durante encontro com representantes da juventude soteropolitana, o emedebista afirmou que, caso eleitos, ele e sua candidata a vice-prefeita, Fabya Reis (PT), já estabeleceram planos para incentivar a formação educacional e profissional dos jovens da capital baiana.
“A juventude da cidade do Salvador está abandonada pela gestão do atual prefeito [Bruno Reis] e isso tem causado desânimo e deixado essa parcela significativa da população vulnerável. Dessa forma, eu e Fabya vamos criar o programa Primeiro Emprego Municipal, que visa ofertar vagas de trabalho temporário para jovens egressos de escolas públicas de educação básica. As vagas serão ofertadas na estrutura da administração pública e também na iniciativa privada através de parceiras”, explicou Geraldo no evento, realizado no Comitê Central de Campanha, na Avenida ACM.
De acordo com o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) na capital baiana, o “Primeiro Emprego Municipal” tem como referência o programa estadual “Primeiro Emprego”, implementado pelo governo do estado e que tem sido avaliado como sendo de grande sucesso, com a inserção de jovens no mercado de trabalho.
“Precisamos avaliar as experiências já produzidas, e que têm sucesso, e fazer modelos que se enquadrem na cidade. Por isso, não tenho orgulho de falar que vamos fazer a adesão do município ao programa Partiu Estágio do governo do estado, unificando a demanda de estágios na prefeitura a um único processo seletivo, o que vai ampliar a possibilidade de aprendizado desses jovens egressos da escola para sonharem com carreiras”, reforçou o emedebista.
Presente no evento voltado à juventude, o senador Jaques Wagner (PT-BA) reforçou a importância da renovação e o papel fundamental da juventude na transformação e desenvolvimento do país, em um trabalho conjunto com os mais experientes.
“Eu tenho lutado muito dentro do governo aqui pra gente fazer um processo de renovação. E por isso que, no meu primeiro governo, a gente criou políticas para a juventude”, lembrou Wagner. “Eu digo que a grande inteligência é a gente juntar essa experiência na cabeça, em quem já correu o trecho maior, com a energia da juventude, que tem uma energia para botar as coisas para empurrar para frente. E é por isso que eu acho importante, Geraldo, no programa que você criou, projetou várias coisas. E é muito importante que você esteja aqui, pois, para mim, juventude é garra, é energia, é sangue novo, e é o que empurra a sociedade para frente”, concluiu o senador.