Trajetória de Geraldo

2011

Suplente na Câmara Mun.

Pela primeira vez, ingressa na Câmara Municipal de Salvador assumindo a cadeira deixada por Luizinho Sobral.

2012

Vereador eleito

Nas eleições de 2012, renova o mandato recebendo 11.264 votos.

2016

Reeleito vereador

Nas eleições deste ano, é eleito pela segunda vez consecutiva com 13.685 votos.

2019

Presidente da câmara

Em janeiro de 2019, assume a presidência da Câmara Municipal de Salvador.

2019

Sessão histórica

Aprovação, na sua primeira gestão, do Estatuto da Igualdade Racial e Contra a Intolerância Religiosa que tramitava na Câmara há 13 anos. | Aprovação da regulamentação dos transportes por aplicativos.

2020

2º vereador mais votado

Renova o mandato com 12.906 votos, tornando-se o 2° vereador mais votado na capital da Bahia.

2020-2022

Atuação na pandemia

Aprovação de forma célere do Auxílio Salvador por Todos, sua prorrogação e sua ampliação para categorias, como taxistas e motoristas por aplicativos. | Lutou para que as oficinas mecânicas e lojas de autopeças fossem consideradas serviços essenciais em bairros com medidas restritivas.

2022

3ª vez Presid. da Câmara

Reeleito presidente da Câmara para o terceiro mandato.

2023

Vice-governador da Bahia

Assume o cargo de vice-governador da Bahia após a eleição da chapa com Jerônimo Rodrigues.

Fabya Reis

Fabya Reis é natural de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, e iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Durante 13 anos, atuou na organização de projetos, assessoria e mobilizações, e também na articulação com universidades e outros movimentos sociais.

Formada em Administração, focou sua carreira em dinâmicas do terceiro setor. É doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instituição onde realizou seu pós-doutorado.

Na gestão pública, passou pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), dirigindo a pasta até 2022.

Em 2023, passou a ser titular da Seades cuja missão é incidir na redução das desigualdades e na garantia de direitos, principalmente de grupos vulnerabilizados.

Em junho de 2024, foi anunciada como pré-candidata a vice-prefeita de Salvador pelo PT, na chama encabeçada pelo pré-candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB).