25
set

A falta de profissionais de saúde na rede municipal é destaque no novo episódio da propaganda eleitoral gratuita da coligação “Salvador pra Toda Gente”, que foi ao ar na noite desta terça-feira (24). As longas filas enfrentadas pela população soteropolitana e a ausência de medicação nos Postos de Saúde voltaram a ser criticados por quem precisa dos serviços que deveriam ser oferecidos pela Prefeitura de Salvador.

As dificuldades para encontrar atendimento na rede pública municipal é demonstrada com a história da dona de casa Ana Cleia, mãe solo de duas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mesmo com a busca incessante por tratamentos que auxiliem no desenvolvimento de Arthur e de Heitor em áreas específicas de desenvolvimento, ela conta o desafio de encontrar as especialidades.

“Atualmente, Arthur precisa de fonoaudiólogo, de psiquiatra, de neuro, Arthur precisa de psicopedagoga, para vir fazer ele evoluir naquilo que ele tem capacidade de evoluir. Então, aí começa a nossa saga de chegar aos postos de saúde, às prefeituras-bairro, para conseguir uma consulta com esse profissional. Cadê fono? Não tem. Cadê psicóloga? Não tem. Cadê a psicopedagoga? Não tem. Eu estou nessa batalha há dois anos e cinco meses”, lamenta.

Visando resolver o problema, o candidato à prefeitura Geraldo Júnior (MDB) anunciou a criação de cinco Centros Especializados de Reabilitação e apresentou outras ações voltadas para a área de saúde, inclusive com um trabalho de conscientização nas escolas municipais. “Nós vamos ampliar a rede de assistência às pessoas com deficiência e autismo, criando mais cinco centros especializados de reabilitação em Salvador, com neuropsicólogos terapeutas ocupacionais e a garantia de acompanhamento para cada pessoa”, afirmou.

O acréscimo de mais 300 equipes de Saúde da Família para oferecer o atendimento preventivo nos bairros também foi apresentado como compromisso do candidato a prefeito apoiado pelo presidente Lula (PT) e que reúne o apoio de 10 partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).