Nos quatros cantos da cidade de Salvador os motoristas de aplicativos e a população em geral têm reclamado das cobranças abusivas de multas de trânsitos feitas pela Prefeitura. A indignação foi relatada por profissionais durante conversa com o candidato a prefeito da capital baiana, Geraldo Júnior (MDB), em vídeo divulgado nesta sexta-feira (23), no seu canal no canal oficial no Youtube (@geraldojunioroficial).
De acordo com André Fernando, que é motorista de aplicativo há 4 anos, além da insegurança, os motoristas ainda precisam driblar os diversos radares espalhados por toda cidade. “Quando a gente sai da via de 70km, a gente já se depara na via de 60 km e em cima do radar. Não tem como você já reduzir. Então, basicamente, está mais uma multa”, reclamou.
“Nos últimos nove anos, a prefeitura mais que dobrou o número de radares nas cidades. A quantidade de multas aplicadas subiu 1.500%. Neste mesmo período, foram arrecadados quase R$ 900 milhões de reais em multas aqui na cidade”, denunciou Geraldo Júnior, na publicação.
Marcos Santana, professor de escola de trânsito, fala que esse sistema de cobranças escolhido pela gestão municipal é ineficiente, pois trata-se “de uma sinalização que não existe”, afirmou o professor, que reforça a dificuldade que o motorista tem na hora de se defender. “Já é um sistema pronto para que as pessoas não consigam se defender dessas penalidades que, muitas vezes, são aplicadas injustamente”.
Marcos fala ainda da ineficiência com a aplicação do dinheiro para a melhoria da qualidade do trânsito na capital: “o dinheiro arrecadado das multas poderia melhorar a sinalização das vias, melhorar o transporte rodoviário, a pavimentação e poderia também realizar uma blitz para educar”.
Para o motorista de táxi, Anderson Santos, o sistema, além de multar, não facilita quando o motorista vai usar o sistema para contestação das multas. “É muito difícil retirar uma multa. É uma burocracia, é o sistema que vai dificultar, agora temos que baixar aplicativos e agendar a hora”.
“Temos um milhão de veículos circulando em Salvador todos os dias. Dessa forma, para a Prefeitura isso é praticamente uma mina de ouro. Será que todas as multas aplicadas são justas? Será que a sinalização dos radares é eficiente?”, questiona o candidato.
Geraldo Júnior e Fabya Reis (PT), sua candidata a vice, fazem parte da coligação “Salvador pra Toda Gente”, formada pelos partidos MDB, PT, PV, PC do B, PSB, PSD, Podemos, Avante, Solidariedade e Agir. A chapa tem o apoio do presidente Lula; do governador Jerônimo Rodrigues; dos três senadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD); e do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. É a primeira vez que a base do Governo do Estado disputará as eleições na capital baiana com candidato único.
Confira o vídeo na íntegra no link abaixo.