17
set

O candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) e a vice-candidata, Fabya Reis (PT), firmaram, na noite desta terça-feira (17), o compromisso de estabelecer a Cultura como um dos eixos mais importantes de seu governo, a partir da criação de projetos e ações interdisciplinares, possibilitando o desenvolvimento cultural e geração de emprego e renda para a cidade.

Geraldo e Fabya assumiram esse compromisso durante um encontro com profissionais do setor cultural de Salvador, realizado no Comitê Central de Campanha. “Vamos potencializar a veia cultural de Salvador, a partir do fomento à cadeia da economia criativa, melhorando a expansão da oferta de crédito, a partir da qualificação e assistência técnica para empreendedores deste setor, em especial, os micros e pequenos empreendedores”, disse o emedebista.

“Salvador é uma cidade desigual. Desigual na renda, no trabalho, no acesso à saúde e, também, no acesso à cultura e aos equipamentos culturais. E nosso objetivo é transformar a cidade em um polo cultural, por meio da descentralização dos bens e equipamentos culturais, como centros culturais, teatros; e ainda dos incentivos aos profissionais da área, por meio da elaboração de um programa de revitalização dos espaços culturais em toda a cidade; além de recuperar e criar novos Pontos de Cultura integrados na rede municipal de cultura”, detalhou Fabya.

Presente no encontro, o gestor e percussionista Tonho Matéria reafirmou a importância de apoiar candidatos que façam política de ação afirmativa durante todo ano. “Enquanto homem negro nessa cidade, enquanto capoeirista, candoblecista, percussionista, músico e alabê, eu quero dizer a vocês que a gente faz política nas nossas caminhadas, para as nossas necessidades passarem a ser verdade. E estamos aqui para propor para a esta chapa propostas, pois a gente precisa de mais política. Temos a necessidade de fazer política não só no carnaval, mas o ano inteiro, nas nossas comunidades”, reiterou o artista.

Apoiados pelo presidente Lula (PT) e pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldo e Fabya assumiram o compromisso também de, caso eleitos, construir um Teatro Municipal e um Centro Cultural, que seria um espaço de referência em dança, no bairro de Cajazeiras, entre outras ações de melhoria para o setor.

O encontro contou com a participação da deputada federal, Lídice da Mata (PSB), do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, de gestores culturais, de representantes de movimentos sociais e empreendedores do setor cultural, que trouxeram suas propostas para unir forças à coligação “Salvador Pra Toda Gente”. A ideia é a construção de cultura em Salvador integrando pessoas de todos os bairros da cidade, sem exclusões.