A criação de 24 novos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e de 12 Unidades de Acolhimento para casos mais graves foi o compromisso assumido pelo candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB), durante o programa eleitoral gratuito exibido na noite desta quarta-feira (11). O tema saúde mental e a falta de atendimento especializado nas unidades municipais foram abordados no episódio, que relata a história de Ana Cláudia, de 49 anos, moradora do bairro de Plataforma.
“Desde 2019, procuro por atendimento psiquiátrico. Não tenho amparo pelo CAPS, não tenho amparo também pelo Rubin de Pinho e não tenho amparo também no posto de saúde daqui de onde eu moro”, afirmou Ana Cláudia, durante o programa. Ela afirma que, sempre ao retornar em busca de atendimento especializado, a resposta se repete: “Volte daqui uma semana, volte daqui a 15 dias, volte daqui a um mês”.
Sobre o aumento do número de casos, registrados no mundo inteiro segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Geraldo reforçou a necessidade do poder público ter ações mais efetivas. “A falta desses equipamentos tem causado grande sofrimento para pacientes e seus familiares, principalmente para quem precisa de cuidados mais frequentes. Eu e Fabya temos um compromisso urgente com a saúde mental. Nós vamos ampliar a rede de atenção psicossocial desta cidade”, garantiu o emedebista.
O discurso foi reforçado pela candidata a vice da chapa “Salvador pra Toda Gente”, Fabya Reis (PT). “Vamos oferecer o atendimento e o conforto que a prefeitura está devendo às famílias de Salvador, sobretudo, às que mais precisam”, ratificou a petista. O programa de governo da candidatura prevê ainda a instalação de cinco serviços de residência para pacientes que perderam vínculo com a família.
Médico, o senador Otto Alencar (PSD) também apareceu no programa de TV desta quarta-feira, defendendo a escolha de Geraldo e Fabya para comandar a prefeitura de Salvador nos próximos quatro anos. “Você que votou em Jerônimo para governador, você que votou em Lula para presidente, tem agora a chance de fazer o mesmo com Salvador. A chance de escolher um prefeito que vai trabalhar para as pessoas. Vamos fortalecer essa escolha. Lula no Brasil, Jerônimo na Bahia, Geraldo e Fabya para Salvador”, chancelou.