Baixa cobertura e dificuldade de acesso da população aos serviços de assistência social são algumas das dificuldades enfrentadas pela população de Salvador que precisa desses serviços na cidade. Para mudar esse cenário, o candidato à Prefeitura, Geraldo Júnior (MDB), garantiu nesta sexta-feira (13) que, caso eleito, vai assegurar o acesso à assistência social e psicológica a todos que precisarem, com a ampliação da rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Segundo Geraldo, sua gestão construirá 15 Centros de Acolhimentos à População de Rua (Centros POP), seis Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS), 30 Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), uma Casa Abrigo para as mulheres e 24 CAPS. Esses investimentos, segundo ele, darão conta de atender às demandas em todas as regiões de Salvador.
“A Assistência Social é um direito universal, garantido na Constituição Federal Brasileira e trata-se de uma política pública de proteção social, voltada à defesa dos direitos das populações em situação de vulnerabilidade, além de ser uma forte política pública que atua no combate à pobreza. Vamos trabalhar para que todas as pessoas que precisam de atendimentos psicológicos e de assistência social tenham a garantia de acesso e acompanhamento. É o nosso compromisso com a população: fortalecer o SUAS e requalificar a rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, disse Geraldo aos profissionais da área presentes no Encontro da Assistência Social, realizado no Comitê Central de Campanha.
Para Fabya Reis (PT), candidata a vice-prefeita na chapa de Geraldo, a cobertura da assistência social em Salvador precisa ser levada a sério, o que não tem acontecido na gestão do atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil). “Eu e Geraldo recebemos hoje um documento com compromisso que já assumimos durante o “Pensar Salvador” e hoje estamos renovando e comprovando a nossa sensibilidade, para Salvador ter segurança alimentar e nutricional, pra cuidar da população em situação de rua, pra gente levar a proteção e saúde mental para as pessoas”, afirmou Fabya, que na oportunidade, convocou os eleitores: “Não tem jogo decidido, minhas companheiras, meus companheiros. Nós iremos fazer um debate porque Salvador precisa cuidar das pessoas, porque Salvador precisa integrar essa cidade e cuidar da Orla Atlântica, mas cuidar da periferia, do Subúrbio, cuidar das pessoas que estão com a sua saúde mental comprometida”.
Fabya Reis, que foi titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (SEADES) no governo de Jerônimo Rodrigues, também ressaltou a importância de ações realizadas e das verbas disponibilizadas pelo Estado para a área da assistência social na Bahia e no Brasil. “Nós sabemos como é bater na porta de uma família e ver que não ter o que comer e a sensibilidade de Geraldo, do nosso governador Jerônimo e de Lula estão erguendo os programas sociais. E você, vice-governador, esteve ao lado do nosso governador Jerônimo para edificar o programa Fome Zero e todas as vezes que você esteve nas nossas reuniões de assistência, se comprometendo para que hoje a Bahia seja referência no repasse dos recursos para cada município, mas infelizmente, a gente não pode passar os recursos para Salvador, porque aqui a incompetência é muita, estão inadimplentes, não recebem os recursos e quem paga são as famílias e nós não vamos admitir isso”, garantiu a petista ao lado do atual secretário da SEADES, José Leal Neto.
Entre outras ações presentes no programa de governo de Geraldo e Fabya, há ainda o compromisso de assegurar moradia digna para as pessoas que vivem em situação de rua. Segundo dados do “Censo das Pessoas em Situação de Rua”, da própria prefeitura de Salvador, a cidade tem mais de 5 mil pessoas nessa condição. A ideia é aumentar a oferta de alugueis sociais e de vagas em programas de habitação, além da desapropriação ou transferência de imóveis municipais que estão desabitados.
Confira no link a seguir o plano de governo da “Coligação Salvador pra Gente” e veja outras ações da chapa Geraldo e Fabya: https://geraldoprefeito15.com.br/