Iniciativas do Governo do Estado e fonte de inspiração para o plano de governo da coligação “Salvador pra Toda Gente”, os programas “CrediAfro” e “Afrocolab” foram destacados na noite desta segunda-feira (30), durante o encontro do candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), e da postulante a vice-prefeita, Fabya Reis (PT), com representantes do empreendedorismo negro da capital baiana.
Embora tenha a população majoritariamente negra, a capital baiana possui um baixo índice de pessoas pretas e pardas em posições de poder, o que foi duramente criticado pelos presentes. Com esse cenário em vista, ações voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade, unidas ao incentivo de crescimento social do povo negro de Salvador — que representa mais de 83% da população — foram debatidas incisivamente durante a noite.
“Quando é sobre empreendimento, investimento, coleta de recursos, a gente não está nas estatísticas. Então temos que celebrar cada iniciativa, como o CrediAfro, como o AfroColab, que tem sido aí um diferencial nas nossas vidas”, citou Fabya Reis, sobre as duas iniciativas voltadas para o empreendedorismo negro desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Enquanto o CrediAfro tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo afrodescendente, promovendo a inclusão econômica e o desenvolvimento sustentável desses profissionais através de crédito a juros baixo, o AfroColab reúne a produção de marcas lideradas por pessoas negras, nas áreas de moda, acessórios, cosméticos e decoração, criando uma rede colaborativa de contatos, trocas de experiências e facilitação de acesso aos produtos produzidos pelos empreendedores negros.
Essas iniciativas, segundo a titular da Sepromi, ngela Guimares (PCdoB), foram pioneiras na Bahia, e o município de Salvador também deveria cumprir o seu papel de apoiar e estimular o empreendedorismo negro.
Além de agregar as duas iniciativas à gestão municipal, caso vençam as eleições, Geraldo e Fabya garantiram, com o apoio do presidente Lula (PT), a elevação da capital baiana no ranking de combate à desigualdade racial. Recentemente, o “Índice Folha de Equilíbrio Racial”, do jornal Folha de São Paulo, revelou que Salvador ampliou a sua desigualdade entre brancos e negros. De acordo com o candidato do MDB, os dados são resultado de uma gestão municipal que não olha para o seu povo.