O candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) esteve na noite desta quarta-feira (18) no Plenário Cosme de Farias, da Câmara de Vereadores de Salvador, para prestigiar a sessão solene de outorga da medalha Zumbi dos Palmares, concedida ao presidente de Relações Institucionais do Olodum, Marcelo Gentil.
Para Geraldo, o trabalho de Marcelo Gentil, juntamente com o Olodum, “tem tido papel central na luta pela valorização da cultura negra e contra as desigualdades sociais e raciais na cidade de Salvador, contribuído para que as pessoas possam reconhecer o legado e a importância da contribuição da comunidade negra para a formação da identidade e da cultura da capital baiana”.
A medalha é concedida para pessoas físicas ou jurídicas com destaque no combate à discriminação ou preconceito racial, e na defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida. A homenagem, que teve a iniciativa do vereador Randerson Leal (Podemos), reconhece o papel do premiado na luta contra o racismo e a preservação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira. Em virtude da participação na Sabatina do Portal A Tarde OnLine, Geraldo não pôde participar da cerimônia na Câmara, onde esteve ao lado do vereador licenciado e coordenador executivo de sua campanha, Henrique Carballal.
Marcelo Gentil é historiador, especialista em gerência social, compositor, músico e atual presidente institucional do Olodum, do qual faz parte há 37 anos. Em sua biografia, tem importantes contribuições para a elaboração e gestão de projetos socioculturais, direcionados para as populações afrodescendentes.